quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DEPRESSÃO PRÉ PARTO

Por que ninguém fala de DEPRESSÃO PRÉ PARTO? O que é DEPRESSÃO PRÉ PARTO?    

Engraçado é que no mundo das gestantes tem assuntos que todo mundo fala e me parece mega constrangedor e outros ninguém toca como se não existissem apesar de tão recorrentes.
    Nos fóruns em que participo vejo esses sintomas frequentemente, mas as pessoas preferem ter como fatos isolados, não conversam com a família, não levam ao conhecimento dos seus médicos e acabam por se prejudicarem mais ainda. Há um estudo que 15% das mulheres brasileiras são atingidas por essa doença chamada DEPRESSÃO PRÉ PARTO. Esse número pode ser bem maior levando em consideração que as mulheres se envergonham diante da cobrança da sociedade e raramente procuram ajuda.

Porque acontece a depressão pré parto?
   A gravidez é um período de grandes mudanças e em que a mulher está muito mais sensível. Além de todas as mudanças no corpo da mulher, a dificuldade que ela encontra para se vestir, para se encontrar no espelho, e de toda a carga de hormônios sendo lançadas em seu corpo que a faz sensível e com que seu humor oscile, há também toda a expectativa que a mulher cria em torno da gravidez. 
  Além de existirem mulheres que tem pré-disposição a depressão, a falta de apoio familiar, desentendimento com o marido ( que também está passando por uma série de mudanças psicológicas nesse momento e encara tudo de um jeito diferente), uma gravidez indesejada, não só para mães jovens de primeira viagem, mas também com mães que não se sentem preparadas para ter mais um filho, pode agravar esse quadro. E SOLIDÃO. Se sentir sozinha sem ter ninguém para compartilhar todos esses sentimentos, por faltar alguém mesmo ou por vergonha só piora as coisas
  
Quais os sintomas da depressão pré parto?

 Leio todos os dias relatos de gestantes que, por motivos diferentes, dizem chorar todos os dias. Dizer a essas mães que não podem ficar assim porque prejudicará o bebe é como um ato de tortura, pois a culpa só aumentará o mal estar.Talvez, apenas dar um pouco mais de atenção e mostrar com gestos como essa gravidez é importante para todos ajudaria muito mais.
  Os sintomas da depressão pré parto são bem parecidos com a da depressão comum: tristeza profunda, irritabilidade, desânimo, falta de energia, movimentos e pensamento lento, alterações no senso de humor, alterações no sono e falta de apetite,ou aumento desse, fora o sentimento de incapacidade diante da gravidez. O grande problema é que na maioria dos casos as futuras mamães acabam descuidado da saude e alimentação. Com tudo isso o bebe pode não se desenvolver direito, e comprovadamente é duplicada as chances de um parto prematuro.

O que fazer?
  Conversem com seus médicos, com seus maridos, se cuidem! Procure ajuda. Seja de um psicologo, psiquiatra...Até fazer um curso para gestantes, yoga, hidro, se socializar com quem está passando pela mesma fase, às vezes, pode ser a cura mais simples, e se você não vê como se abrir com ninguém e não é possível procurar nenhum curso específico utilize as ferramentas que tem a mão. Participe de foruns, converse com desconhecidos que compartilham o mesmo sentimento...as pessoas costumam se ajudar nessas horas.
É um sintoma até comum, mas não por isso aceitável. Tome uma atitude, converse e mande essa tal depressão pré parto para bem longe!

2 comentários:

  1. Engraçado você postar sobre isso, pois normalmente as pessoas comentam sobre depressão pós parto e não pré parto e tanto uma, quanto a outra é extremamente necessário ser discutida, colocada em pauta e debatida com o maior número de pessoas possíveis, afinal informação nunca é demais e sabemos que uma palavra já ajuda e muito. Ainda não tenho filhos, na verdade nunca havia pensado em tê-los, até conhecer o Eduardo e hoje pensando com a cabeça mais amadurecida em relação a essa ideia, vejo que mesmo quando é uma decisão pensada e desejada é necessário muito amadurecimento e cautela de ambas as partes e mesmo assim, não nos isenta de passar por tudo isso, todas essas depressões e mudanças. Gostei muito do tema, você Paulinha como sempre se expressando maravilhosamente bem. Estarei acompanhando tudo. Saudades. Beijos Isa

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel, Que saudades...dos nossos blogs tb! Pois é, quando a gente engravida descobrimos um monte de coisa que não imaginávamos! Eu, na falta de pessoas para me instruir, com uma mãe um pouco ausente (ate d+) e uma sgra que mora longe utilizo e abuso da internet e tem me ajudado muito...Todo dia é cheio de novidades...e o enjoo é uma novidade só...rsss... Espero que amadureçam a idéiae com o tempo tragam um amiguinho lindo para o meu baby! Te amo. Beijos

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...