segunda-feira, 3 de junho de 2013

SEXAGEM FETAL - descobrindo o sexo do bebê.

O que é sexagem fetal? Com quanto tempo posso realizar o exame de sexagem fetal?

Logo que engravidamos várias palavras nunca antes escutadas passam a fazer parte do nosso dicionário, principalmente para as mãezinhas de primeira viagem.

Passada a euforia da descoberta da gravidez fica a pergunta: Qual é o sexo do bebê? E fica aquela ansiedade, vontade de colocar cor nos nossos sonhos, no projeto do quartinho, nas roupinhas que vemos na internet e na escolha do nome.
O comum é que a mulher faça o Ultrassom Morfológico com 12 semanas e o médico "chute" o sexo, sendo que em alguns laboratórios chegam a escrever no laudo a probabilidade, que não passa dos 80% (alguns médicos se negam a palpitar). Probabilidade essa que pode aumentar a ansiedade. Apenas com 16 semanas de gestação é que o sexo costuma ser confirmado, digo, isso se o pimpolho ou pimpolha não resolver cruzar as perninhas e a curiosidade se estender por mais algumas semanas.


A SEXAGEM FETAL

É um exame feito através da amostra de sangue da mãe. Desde o início da gravidez há DNA fetal na corrente sanguínea da mãe. Cerca de 3% do DNA contido no sangue da gestante é fetal. O exame consiste em analisar uma amostra de 10ml de sangue em busca do cromossomo Y que indica que o bebê é do sexo masculino, caso contrário se trata de uma menina. O exame acerta 99% das vezes.
E no caso de gêmeos? Caso eles sejam univitelinos serão do mesmo sexo valendo o exame para os 2 bebês, caso contrário a presença do cromossomo Y dirá que pelo menos um dos bebês é menino e a ausência do cromossomo, que ambos bebês são do sexo feminino.

QUANDO FAZER A SEXAGEM FETAL?

O índice de acerto do exame é maior após a 8ª semana. O site do laboratório Lavosier nos trás a seguinte tabela:


Fase da gravidez
Sexo Feminino
Sexo Masculino
Até 8ª semana
74,0%
>99,0%
8ª a 10ª semana
99,0%
>99,0%
QUANTO CUSTA O EXAME DE SEXAGEM FETAL? EM QUANTO TEMPO LIBERAM O RESULTADO?

 Esse é o maior problema. Os planos de saúde não cobrem a realização do exame e o preço é bem salgado. Ano passado quando cotei. O valor variava de R$298,00 a R$487,00 e o resultado fica pronto de 3 a 10 dias dependendo do laboratório.

 Na época eu não realizei o exame. Fiquei sabendo da existência dele com 11 semanas e meu marido achou que era ansiedade além da conta.Jurava que eu precisava saber esperar (não tem idéia do que é ser mulher e GRÁVIDA). Me convenceu a esperar mais um pouquinho. O médico que fez meu Morfológico foi ótimo e, apesar de no laudo estar escrito que tinha 80% de chance de ser um menino eu sai de lá com muita certeza e comprei logo um body azulzinho para descarregar a ansiedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhando experiências...