quinta-feira, 20 de junho de 2013

Por que Grávidas E LOUCAS?

  A mamãe que teve ou está tendo uma gestação calma e tranquila, e se sente no estado mais pleno do seu ser, completa e iluminada, que se sinta realmente sortuda! Sim! Estar grávida na maioria das vezes é uma loucura!


  Acho engraçado, hoje, quando vejo a mídia e as vezes as próprias mães pintando a fase com estrelinhas, onde nenhum mal as atinge. 
Eu descobri que estava grávida no dia 04/07 e algumas semanas depois estava pirando! Ansiedades e dúvidas mil! Eu queria muito engravidar e me programei para isso, antes que alguém pergunte. Mas quantas perguntas e questionamentos passam por nossa cabeça nesse momento? E os hormônios? E os sentimentos. Meu Deus! Minha cabeça virou um turbilhão de pensamentos.

 Meu marido trabalha viajando, eu havia acabado de pedir demissão do emprego e minha família não mora perto e andava meio ausente. Sozinha em casa. Eu e minha sementinha crescendo dentro de mim...Meu Deus!!! Tinha uma vida dentro de mim! Eu pensava. E pensava no meu relacionamento e em tudo aquilo que significava. Acho que esse foi o "para sempre". E ai vieram as brigas...A cada defeitinho que dava (e a gente dá defeito né? todos nós) eu ficava pensando no "para sempre". E ai quando a gente briga a gente pensa que está grávida e que não devia brigar, nos entristecer. Chegamos a achar que as pessoas deviam aguentar o que fosse da gente porque estamos grávidas. (não é bem assim, né?)
 Tinha dias que irradiava felicidade, mas em outros por um filho nesse mundo me parecia bizarro. 
  Chorei sozinha na sala do US quando ouvi o coraçãozinho. Pulava de alegria e me entristecia por estar sozinha ali. Eu queria mesmo que o mundo parasse. Para mim não havia nada mais importante do que o fato de eu estar grávida, inconscientemente era difícil equacionar que as pessoas seguiam suas vidas com seus problemas.

 E o MEDO?? Como grávida sente medo, Deus! Parece que todo dia é um desafio. Ouvimos tantas histórias de mães que perdem o bebê nas 12 primeiras semanas que parece 99% das gravidezes não vingam! Mentira. 
 E a loucura da internet que nos ajuda e nos prejudica. É muito bom participar dos fóruns, e conversar com quem está passando pelos mesmos problemas que você, mas lemos todo tipo de história triste. Umas servem para nos alertar, mas a maioria apenas para nos aterrorizar mesmo.
 Tudo isso dá uma piorada com os enjoos, pequena ou grande dependendo do quanto você enjoa.

CALMA! No segundo trimestre as coisas vão melhorando. Eu comecei a curtir a barriguinha que começou a aparecer, o maridão passou a se tocar mais da gravidez vendo a barriga tomar forma. Os enjoos amenizam e parece que nos acostumamos com tantos hormônios passeando pelo nosso corpo. Já sabemos o sexo e podemos sonhar colorido imaginando como será o quartinho, começando a fazer o enxoval... E ganhamos presentinhos, escolhemos o nome, estamos mais dispostas. Começamos a sentir o bebê mexer e acho que é nessa fase que se cria mais ligação entre mãe e bebê. Nos preocupamos se o bebê está desenvolvendo direito mas vemos ele tão perfeitinho no US que não ficam muitas dúvidas. No Fleury eles dão várias fotinhas em 3D. Lindo!

No terceiro trimestre novas preocupações aparecem. Que parto escolher? Como será depois que o bebê nascer? Será que está tudo pronto?
Eu, para ajudar, tive uma pancreatite (ninguém sabe ao certo porque, coisa da gravidez mesmo) e fiquei internada, 3 dias e meio em jejum absoluto. Sim, de enlouquecer.

Quando o bebê já está grandão lá dentro, lá pelo oitavo mês, começa a ter menos espaço para se mexer e sentimos menos. A médica dizia para contar seus movimentos depois de comer e tinha que ser mais de 7. Isso me deixava neurótica e fui umas 3 vezes ao hospital até o baby nascer para fazer o cardiotoco. Sorte que o pessoal do Santa Catarina achava tudo ótimo e dizia que tinha que ir mesmo. Volto a falar: acho melhor pecar pelo excesso. Conhecia 2 pessoas próximas que o bebê veio a óbito no final da gravidez. Eu estava neurótica!

A boa notícia? O baby chega. Lindo, saudável e gostoso. Tudo isso passa a ser nada e viveriamos tudo de novo.

Sim! Eu conheço pessoas que ADORAM estar grávida, que se sentem mais felizes e não são acometidas por nenhum mal estar. Minha mãe diz que até as crises de enxaqueca sumiam! Mas vejo que não é assim com a maioria e que sempre encaramos melhor se sabemos e estamos preparadas para o que está por vir.

Dicas para aliviar o estresse:

  • Desabafe. Se não tiver com quem, escreva um blog :)
  • Faça atividades como yoga, ou hidromassagem. Atividade física ajuda a relaxar e a convivência com outras grávidas ajuda muito
  • Escolha um médico em quem confie, e siga as suas recomendações. Acredite nele. Muita gente ACHA sobre gravidez e médicos discordam em muitos pontos. Se for dar ouvido a todos ficará realmente louca.
  • Descanse, respeite o seu corpo
  • Converse com o bebê. Isso ajuda a fortalecer o vínculo. Algumas mães podem achar difícil no começo mas depois verá o poder tranquilizador que tem esse papo.


>>>>IMPORTANTE: Eu fui uma grávida estressada. Claro que tinha muitos momentos de paz, meditação e cumplicidade entre eu e o meu bebê na barriga, mas fiquei muito nervosa. Sou uma típica canceriana naturalmente sensível, grávida então! Meu bebê nasceu perfeito e calmo. Não tem cólica, não é irritado ou inquieto. 
O que eu posso concluir? Não, não afeta a gravidez. A não ser que por estresse você não se alimente direito, se exercite ou algo do tipo.

5 comentários:

  1. Sou uma grávida estressada e adorei ler tudo isso .

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse tipo de materia ajuda muito, pq de tanto escutar que estou louca, chata, dengosa demais, nervosa demais as vezes fico bem deprimida como hj, chorei o dia todo afffff obrigada colega

    ResponderExcluir
  3. Eu nao tive uma gravidez planejada, e estou desde que me descobri gravida, completamente louca, sinto muita raiva, e nao sintonnada do q tds dizem, estou estremamente nervosa e estressada por vezes agressiva, e coko nao estou nem ai p o q vao pensar ou nao, eu tenho evitado de tdsbas formas contato c amigos,muitos nem sabem q estou gravida, nao suporto estes comentarios clishes sobre td passa e etc... me deixam ainda mais irritada,por estes motivos me afastei e estou tentando ficar sozinha,sei que nao tenho o direito de ofender nem magoar ninguem mas neste momenyo devo respeito a mim em primeiro lugar para evitar magoas e ressentimentos eh q me afastei,sinyo medo de o bebe nascer agitado ou c outros provlemas, mas prefiro pensar neste momenyo q vai ser um bebe tranquilo e avencoado apesar d td que tenho passado e que passei antes dele que deve ser ate k moyivo para eatar como estou hj , em uma mistura dr depressao com raiva.

    ResponderExcluir
  4. Estou de seis meses e meio e tem dias q quase morro de felicidade maiis tem dias q tudo me irrita a preocupação em arrumar tudo o quarto do bebê o chá de flauda td isso me da uma dor de cabeça a maioria das vezes desconto no meu namorado ler isso me ajudou bastante a sair do estresse. . :)

    ResponderExcluir
  5. Estou de seis meses e meio e tem dias q quase morro de felicidade maiis tem dias q tudo me irrita a preocupação em arrumar tudo o quarto do bebê o chá de flauda td isso me da uma dor de cabeça a maioria das vezes desconto no meu namorado ler isso me ajudou bastante a sair do estresse. . :)

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...