quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lugar de bebê é no berço!

Meu coração está pequeno e meus olhos cheios de areia. O que é?
Primeira noite do bebê no berço!

Desde muito antes de engravidar escuto falar sobre o mal súbito, uma síndrome que tira a vida dos bebezinhos. Quantos casos já li que o bebê num berçário ou em casa mesmo morre sem explicação alguma?
Há pouco tempo estudos apontaram que a posição que o bebê dorme no berço pode diminuir muito o risco. Até então todos os médicos, enfermeiros e pais acreditavam que a melhor posição era de lado, evitando assim que o bebê engasgasse, com o próprio vômito ou algum pequeno refluxo, só que estudos apontaram que essa posição ou de bruços não são as mais indicadas.

Agora fica a dúvida, né? Porque evitamos uma coisa e deixamos de evitar a outra. O Heitor sempre dormiu de barriga pra cima, como indicam os médicos hoje em dia, mas eu sempre fiquei muito preocupada, mesmo porque depois dele mamar durante a noite ele quase nunca arrota. Mama dormindo e continua assim.
Aqui em casa o berço não cabe no quarto então deixamos o carrinho bem confortável com 3 colchãozinhos e ali ele dorme, ao meu lado, ou pelo menos dormia até essa noite.
Mesmo assim eu acordo a qualquer gemidinho, dou uma espiada para ver se está tudo bem. Mãe de primeira viagem é sempre um pouquinho mais louca com isso.

O Bebê cresceu, e agora?
Pesquisas apontam que existe o risco até um ano de idade e comprei um livro no início da gravidez que fala que o melhor é o bebê dormir no quarto dos pais até os 6 meses. Já minha pediatra acha que ele devia dormir desde o início em seu quartinho e eu deveria investir em uma babá eletrônica. 
Nem para um nem para o outro. Na verdade, por mim ele continuaria no quarto comigo, mas ele, aos 4 meses, está grandão, o carrinho parece estar ficando pequeno e incômodo para isso. E logo depois penso que para mim, se deixasse, acho que ficaria no nosso quarto até....rs. Temos que nos controlar.
Para me acalmar lembro que os mais antigos sempre falam que isso é modernidade. Que antigamente os bebês passavam boa parte do tempo dentro do berço enquanto a mãe cuidava e seus afazeres e que dormiam no berço em seus próprios quartos, e estamos todos aqui, né?

A primeira noite no berço.
Então comprei a babá eletrônica. Foi a única que tinha na Alô Bebê e ela só tem 2 canais e fica um pequeno chiado durante a noite, mas tudo bem, não desanimei. Bebê no berço e eu na sala, até ai tudo certo. Fomos dormir e eu levantava toda hora para certificar que estava tudo bem. meu marido também estava preocupado. Até que eu dormi. Quando foi chegando a hora dele mamar escutei aquele gemidinho de longe. Levantei, coloquei a chupeta na boca dele e fiquei acordada a próxima hora esperando ele pedir, deitada, mas sem dormir. Levantei, dei o mama, fiz arrotar (sem sucesso), troquei a fralda, levantei o sistema anti refluxo do berço e o coloquei lá, dormindo. Depois disso devo ter levantado umas 6 vezes para ver se estava tudo bem. Dormi mais uma hora e quando o dia já estava amanhecendo levantei e o trouxe para minha cama. 
Essa foi minha experiência, essa foi minha noite. Acho que vamos nos acostumando, adaptando, criando confiança, mas enquanto isso morro de medo.

4 comentários:

  1. Amiga, tb morro de medo. Meu filho tem 2 meses e meio e penso em coloca-lo no berço aos 3 meses. Mas tem uma cama no quarto dele e -é óbvio- vou dormir lá também! Mas vamos ver... vamos ver...beijos, Karla

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O meu bb quase não arrota também,ele dorme no berço,mas no meio da noite eu o rapto para minha cama kkkk morro de medo fo mal súbito

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...