terça-feira, 11 de junho de 2013

PILATES durante a gravidez


   Quando troquei de médica ela terceira vez eu já estava no terceiro trimestre e decidi nessa altura ter um parto normal. Todas as consultas, sem exceção, ela me cobrava que tivesse fazendo pilates. Mas por que? Qual a sua importância?


O que é PILATES?
Pilates é uma associação de conceitos e técnicas de conscientização corporal, tendo como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e o corpo. O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longa. Fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. 

Por que praticar Pilates durante a  gestação?
Praticar essa atividade trará maior conforto á gravidez e ao parto. Tem como foco a estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, e fortalecimento e alongamento suave dos músculos. Auxilia a prevenção de dores lombares, ombros caídos e tensão do pescoço além do trabalho dos músculos do assoalho pélvico prevenir futuros problemas de intestino e bexiga. Já o trabalho com a musculatura abdominal facilitará o trabalho de parto..

Quando iniciar as aulas de Pilates?
Se não houver contra indicação e for orientado por um profissional o pilates pode ser praticado a partir do 2º trimestre. Para mãezinhas mais sedentárias é provável que seja indicado apenas para o 3º trimestre quando os incômodos como dores na coluna, falta de ar e indisposição são maiores. De qualquer forma é importante conversar com seu obstetra antes de iniciar qualquer atividade.

O Pilates também é muito importante no pós parto pelo exercícios dos mesmos músculos sitados e para restaurar a postura e restabelecer forças além  de auxiliar o retorno da forma física.

 Eu cheguei a comprar uma bola de pilates e deixar em casa para que pudesse realizar exercícios mais simples e me ajudou muito quando comecei a ter contrações. Fazer lentos exercícios com a bola auxiliou a diminuição das dores que vinham com cada contração e acelerou o processo. Cheguei ao hospital com 8 cm de dilatação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhando experiências...