quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMO EVITAR ESTRIAS NA GRAVIDEZ


  Se tem um assunto que preocupa as mãezinhas desde o início da gravidez são as estrias. Como prevenir? Que creme usar? O que fazer?
    Neste post falaremos sobre o assunto e darei algumas dicas baseadas na minha experiência pessoal.

Por que elas aparecem?
   A principal causa para o aparecimento das tão temidas estrias é a genética. Se sua mãe ou avó sofreram com esse mal antes ou durante a gravidez a chance delas aparecerem, principalmente na região abdominal e nos seios, são muito maiores.
   Outros dois fatores que contribuem para o agravamento do problema e o aumento do peso e principalmente a falta de hidratação da pele.

Afinal, o que são as estrias?
 São cicatrizes que aparecem devido ao rompimento das fibras elásticas e de colágeno gerada por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais. Devido a esse rompimento o sangue invade a região formando cicatrizes avermelhadas que se tornam mais claras com o tempo.

Como evitá-las?
  • Engorde somente o recomendado. Como já abordado diversas vezes por aqui o aumento excessivo de peso poderá causar diversos problemas para você e para o bebê além das temidas estrias.
  • BEBA  BASTANTE ÁGUA!!! Não existe nada melhor para se hidratar e se não seguir essse conselho nenhum outro resolverá o problema. Poderia dizer aqui 2l ou 2,5l mas acho que cada corpo, cada estilo de vida, exige uma necessidade específica. Acredito que no mínimo se deva ingerir 2l mas temos que levar em consideração se você é uma mãezinha ativa, faz algum exercício físico e a alimentação.
  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada rica em legumes e verduras. Ingerir alimentos rios em vitaminas C e A: Laranjas, pimentões, tomate cenoura e manga são exemplos.
  • Uso de óleo e hidratantes, não só diariamente, como várias vezes ao dia!!!De manhã, de noite e sempre que for possível. Darei algumas dicas aqui sobre 3 produtos que usei na gestação e gostei. Quem quiser conhecer outros produtospode acessar esse link da uol http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/album/2012/05/28/confira-produtos-que-ajudam-a-combater-as-estrias-durante-a-gestacao.htm#fotoNav=9. Use apenas produtos para gestantes a não ser que compre por recomendação médica.
Ao utilizar os cremes ou óleos nos seios não passe no mamilo e aréola  isso pode deixar a pele mais fina e sensível atrapalhando a preparação para a amamentação. Especialistas dizem que o correto é evitar até o sabonete na região lavando apenas com água e mantendo a hidratação natural da pele.

    Óleo de Amêndoas
         
 Esta é a receita da mãe e da avó e realmente é muito eficiente. Protegem a pele contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Esse da foto é o Muriel com colágeno. Algumas mãezinhas se saem muito bem com o óleo de amêndoas e o melhor é que ele é barato, mas muitas mãezinhas relatam o aparecimento de alergias e manchas na pele, pois ficamos muito sensíveis devido a gravidez, além de ter um cheiro forte para quem anda enjoando com cheiro.No meu caso, tive alergia ao óleo nas mãos.


Creme Luciara



É um creme da Bayer HealthCare Pharmaceutical com alto poder hidratante. Na época da minha gravidez era muito recomendado pelos médicos. Eu acho eficaz, não tem cheiro e não gruda na roupa. O que me desagradou nele é que é muito grosso e difícil de espalhar. Não tinha muito tempo nem paciência para ficar lutando contra ele. Outro fato desabonador é o preço um pouco salgado que varia entre R$60,00 e R$70,00.




Master Skin




Eu não cheguei a testar esse produto pois li muitos relatos falando que o poder de hidratação não é tão bom. Apesar dele espalhar com mais facilidade na pele possui cheiro, o que não é bom para as mãezinhas mais sensíveis. O valor é praticamente o mesmo que do Luciara.







Mamie Bella


 Creme intensivo para prevenção de estrias pré e pós parto O Boticário.Este foi o creme que mais gostei. Ganhei de presente de Natal. Não é tão grosso e consigo espalhar normalmente, o cheiro é bem suave e dá para sentir o poder de hidratação.
O Creme Intensivo para Prevenção de Estrias Pré e Pós Parto promove 24 horas de hidratação á pele. Sua fórmula exclusiva é composta por: Agentes hidratantes, como manteiga de cupuaçu, karité, tucumã, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva e esqualano vegetal, que previnem a perda de água e o consequente ressecamento, deixando a pele mais nutrida, sedosa e bonita. Peptídeos e hidrolisado de proteína de soja, que aumentam a síntese de colágeno, garantindo a elasticidade natural da pele e evitando o surgimento de estrias. 
Pantenol e a-bisbolol, que apresentam propriedades calmantes e suavizantes, protegendo a pele contra irritações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhando experiências...