sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como evitar azia e má digestão na gravidez?

Porque a grávida sente azia?

No início da gestação a azia é causada pelas mudanças físicas e hormonais pela qual o corpo está passando. Durante a gravidez a placenta produz progesterona que faz com que os músculos relaxem e também a válvula que separa o esôfago do estômago deixando que os ácidos gástricos que participam da digestão acabem subindo para o esôfago causando o desconforto.
Pode piorar. No final da gestação temos um agravante. conforme o bebê cresce vai empurrando o estômago fazendo com que seu conteúdo volte pelo esôfago.

O que fazer para melhorar?
Vou descrever algumas coisas que deram certo comigo. No início do segundo mês, meu marido, todo fofo, me levou para jantar, e no meio da refeição me deu uma dor de estômago que de início tentei disfarçar mas de tão insuportável tivemos que ir embora. Esse foi só o primeiro mal estar. De lá até o final da gravidez aprendi algumas coisinhas...Ficam as dicas:


  • Coma pouco e de 3 em 3 horas. Estômago vazio só piora a sensação. Se estiver enjoando muito coma de 2 em 2 horas. Tenha sempre na bolsa uma fruta, cenourinha, iogurte ou castanhas
  • Dor de estômago? Chá de erva cidreira. Nesse dia que relatei a cima e em muitos outros foi o que resolveu.
  • No início da gestação, tomar refrigerante de limão junto a refeição ajuda muito. Sei que muitas mãezinhas cortam o refrigerante nessa época, mas só no início vale a pena.
  • Não coma muito e mais para o final da gestação, nem mesmo o tanto que está acostumada. Fui á um rodizio japonês quando já estava de 8 meses e nunca senti uma sensação tão ruim pois comi de mais.
  • Evite pratos fortes ou gordurosos, frituras ou café
  • Tente dormir com a cabeça um pouco elevada
  • Mylanta -anti-ácido a base de magnésio. Fale com seu médico. Aqui em casa, depois que eu engravidei, todo mundo passou a tomar quando a comida não cai bem e normalmente se tem um alívio imediato.
  • Deixe uma bolacha de água e sal ao lado da cama para comer ao acordar.

13 comentários:

  1. Menina só Deus sabe o tanto que sofri com enjoo e principalmente AZIA na gravidez, parecia que ia cuspir fogo, a unica coisa que melhora era leite de magnesia hahaahaha era um santo remedio.

    Adorei suas dicas, no proximo bebê colocarei em prática.


    Beijos

    estou te seguindo :D

    http://barrigudasepancudos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto tanto enjôo de manhã, tanto. E sempre preciso vomitar senão fico o dia inteiro passando mal. Ainda mais no início , complicado pq detesto vomitar. Vou anotar bem suas dicas, obg

    ResponderExcluir
  3. Eu sinto tanto enjôo de manhã, tanto. E sempre preciso vomitar senão fico o dia inteiro passando mal. Ainda mais no início , complicado pq detesto vomitar. Vou anotar bem suas dicas, obg

    ResponderExcluir
  4. Estou sofrendo com enjôo estomago cheio, azia, não sei o q fazer, tava tomando agua com limao mais o meu estomago esta doendo muito, vou perguntar o meu medico se posso tomar esse remédio também.

    ResponderExcluir
  5. Estou sofrendo com enjôo estomago cheio, azia, não sei o q fazer, tava tomando agua com limao mais o meu estomago esta doendo muito, vou perguntar o meu medico se posso tomar esse remédio também.

    ResponderExcluir
  6. AFF nossa e muito azia e sensação de estômago cheio, a vontade e volmitar tudo pra fora principalmente a noite.mas pelo meu filho aguento tudoo

    ResponderExcluir
  7. AFF nossa e muito azia e sensação de estômago cheio, a vontade e volmitar tudo pra fora principalmente a noite.mas pelo meu filho aguento tudoo

    ResponderExcluir
  8. estou assin tambem mais ainda nao sei se estou gravida esta atrasda um mes !

    ResponderExcluir
  9. elessandra gomes eller4 de março de 2016 às 08:46

    estou assin tambem mais ainda nao sei se estou gravida esta atrasda um mes !

    ResponderExcluir
  10. Nossa tem horas que sinto até tonturas,meu estomago piorou muito depois da gravidez,nem o leite de magnesia esta resolvendo mais,maca e batata q estao me salvando,a maca e sem casca e a batata vc mastiga bem e engole 4 a 5 pedacos ja resolve.
    Thays lima

    ResponderExcluir
  11. Sempre deitar do lado esquerdo,para que o suco gastrico destruas os alimentos.

    ResponderExcluir
  12. Sempre deitar do lado esquerdo,para que o suco gastrico destruas os alimentos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa to sofrendo muito com ma digestão o dia todo e minha menstruaçao não desce ha quase dois meses.Não sei ainda se estou grávida.

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...