segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DIETA NA GRAVIDEZ



Controlar o peso -  Emagrecer na gravidez - Dieta   



Por que controlar o peso? Esta tem sido uma preocupação constante. Claro que tem a questão estética e toda a luta que sempre travamos com a balança, mas não é apenas isso. Ganhar muito peso durante a gravidez traz risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional além do bebe poder ficar grande demais.
  Nos primeiros dois meses de gestação eu engordei 3 kg. Triste. Mas não foi por causa da gravidez em si, e sim porque foi uma fase em que estava tomando uma série de decisões difíceis e compensando na comida, logo depois o maridão entrou de férias e adoramos comer juntos, fora que, sabendo que eu estava grávida veio um pensamento inconsciente de que se estava grávida, por que não esquecer a dieta?
  

Da onde vem o aumento de peso considerado normal na gravidez?    O aumento de peso considerado normal vem da soma do que ganhamos com o feto, líquido amniótico e placenta, somados ao aumento dos tecidos da mãe: maior volume de sangue e de líquido extra-celular, crescimento do útero e dos seios, e depósitos maternos de energia.

O que comer?
  É preciso fazer dieta lembrando que dieta não é apenas para emagrecer, mas para ter uma alimentação saudável e balanceada. Encha seu cardápio de pão integral, sardinha, atum, saladas, legumes, leite e suco de soja, castanha, barra de cereais, frutas e muita aguá. Não passe fome não, aliás coma de 3 em 3 horas. Você pode também eleger um dia da semana para dar um deslise e satisfazer seus desejos de grávida.
Muitas mães que sofrem de enxaqueca na gravidez relatam que deixar de ingerir leite de vaca e seus derivados acaba com o problema. 
O correto, se você já tem uma alimentação balanceada, é ter um acréscimo de 300 Kcal por dia.
Evite café, energéticos, refrigerante, pimenta e alimentos indigestos.

Desejo X Ansiedade
Tome cuidado para não sair achando que toda vontade é desejo. Gravida tem sim desejo por coisas azedas, geladas ou ricas em ferro, mas a maior parte do seu grande apetite vem da ansiedade causada pela gravidez e tudo que a cerca.
A dica é sempre ter algo para mastigar por perto como aquelas cenourinhas da turma da mônica ou castanhas, aliviando assim a ansiedade.
Não deixe para se controlar mais tarde. A maioria das grávidas concordam que após o 6º mês é ainda mais difícil controlar as vontades.

Emagrecer pode?
  Sei que muita gente olha com preconceito o fato de emagrecer na gravidez, mas é óbvio que se você está acima do peso e adéqua sua alimentação, até mesmo para que seja mais saudável para o seu bebe, consequentemente acabará perdendo peso! Existem mulheres que estão muito acima do peso quando engravidam e acabam cortando tanta coisa da alimentação desregrada que ao final da gravidez perderam peso. O importante é que esteja ingerindo todos os nutrientes necessários.
  Nos primeiros 3 meses da gravidez é comum a perda de peso devido aos enjôos e indisposições.
  Comer por dois, jamais! O recomendado é engordar de 9 a 12kg durante a gestação. Não pire com isso, mas  lembre toda vez que passar na frente daquela loja de chocolate, padaria ou de um mc donalds da vida.
  Pode ter certeza que o seu GO ficará no seu pé se aumentar muito o peso e te orientará quanto o que é saudável ou não.


Procure um nutricionista.
Apesar de muitas vezes por falta de tempo ou de acesso ficar difícil o melhor mesmo seria se todas as mamães consultassem um nutricionista que adequasse a dieta de cada uma a sua realidade. 

2 comentários:

  1. realmente do 6-9 mês é difícil controlar o peso, pois aumenta a retenção e mesmo que vc esteja comendo normal ainda assim os números na balança so sobem rs...olha vi que vc esta com a dra Monica vc poderia me passar o sobrenome dela no meu plano tem algumas e gostaria de tentar uma consulta com ela pois assim ja é uma indicação...bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor! O nome dela é Mônica Masae Koide. Um doce! Atende no centro clinico do Hospital Santa Catarina (atrás do hospital na Cincinato Braga)
    Beijos

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...