sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TRANSLUCÊNCIA NUCAL - US Morfológico

 Mais um nome estranho: TRANSLUCÊNCIA NUCAL



 As mãezinhas de primeira viagem se assustam com tantos nomes diferentes. Pois é, durante a gravidez muitas coisas diferentes passam a fazer parte do nosso dia dia, e pensamos muito nesse exame.translucência nucal
  Todas contam os dias para o morfológico do primeiro trimestrel!! E o que é isso? EU não tinha idéia quando peguei o pedido.
  O US Morfológico pode ser feito em vários momentos da gravidez, mas o mais comum é que seja feito em dois momentos. O primeiro entre a 11ª e a 13ª semana e o segundo entre a 20ª e 24ª semana. Ele vai descobrir o que mais nos importa, se nosso filho é perfeitinho e está desenvolvendo direitinho. Através dele é possível verificar o coração do bebê e suas câmaras, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Também vai medir a cabeça do bebê e o fêmur, o osso da coxa, para ver se o crescimento está dentro da média, e determinar com maior exatidão a idade gestacional.


  A Translucência Nucal também é medida durante esse exame, mas que coisa é essa?
 É através desse exame que é possível medir o acúmulo de fluido na região cervical posterior do feto e por essa medida os médicos sabem se há a incidência de alguma anomolia, cromossômica ou não, podendo identificar doenças como a Sindrome de Down. Outros fatores são analisados como a presença ou não do osso nasal.

 Importante essa duplinha ai, né? Mais legal é descobrir que existem problemas detectados, como cardíaco, que podem ser tratados enquanto o bebê ainda está no útero.
  O morfológico, com sorte na 13ª semana, pode descobrir, ou ter uma boa pista sobre uma coisa que a maioria de nós está louca para saber: O SEXO DO BEBE! 


A translucência nucal do meu bebê deu alterada, e agora?
 Esse é apenas um medidor de risco não sendo um fator determinante da anomalia. Se houver a dúvida seu médico pode pedir um exame chamado amniocentese, que é um exame invasivo no qual se coleta uma amostra do líquido amniótico (mas isso é assunto para outro post). Li um relato que achei interessante. A mãezinha fez o exame e  apareceu  Translucência Nucal alterada com ausência do osso nasal, e o filho dela nasceu sem alteração nenhuma. Você pode ler o relato em: http://brasil.babycenter.com/thread/10783/transluc%C3%AAncia-nucal-alterada-aus%C3%AAncia-do-osso-nasal

4 comentários:

  1. Oi! Curtindo seu blog. Acompanho desde o primeiro dia. Meu morfológico é dia 1º e eu também não vejo a hora! Beijos. Lilica

    ResponderExcluir
  2. hihihi. Eu também não fazia ideia do que era isso! Obrigada. Ainda estou no comecinho da gravidez e o médico ainda não fez o pedido.
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Ei!! Parabéns pelo blog!!!
    Curta muito a gravidez, viu?
    Beijos e beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi estou com um pouco de dificuldades em conseguir medicos e estou pedindo meus exames a uma medica de perto da minha casa vc sabe me dizer como foi escrito o pedido da sua ultra som translucencia nucal para eu poder pedir a medica para eu fazer agradeco se puder me responder meu e mail pamellarss@gmail.com

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...