terça-feira, 28 de agosto de 2012

INCISURA PROTODIASTÓLICA - Resultado do morfológico

O que é INCISURA PROTODIASTÓLICA? Devo me preocupar? 

Domingo fui fazer o esperado US Morfológico. Adiantei um dia do pedido do médico porque queria que o maridão fosse junto e foi muito bom.
   Bebê perfeito! Tudo formadinho. Quando a médica começou a fazer o exame ele estava dando cambalhotas. Ela disse ser pelo chocolate quente que tinha tomado antes do exame ( ir ao fleury e não tomar café da manhã não dá, né?)  e que ele fica todo elétrico, mas para eu ficar tranquila que não faz mal não. Vimos então perninhas, bracinhos, coração, cérebro, estomago, osso do nariz ...tudo. A famosa TN que significa translucência nucal e que serve para saber a incidência de anomalias cromossômicas está de 1,3mm e ela disse que está ótima, que através desse dado e da presença do osso nasal pode-se levantar um alerta ou não, que não é certeza, mas que eu passei muito bem no exame!!! Uhuuuuuuuuuu.
  Ah! Já ia me esquecendo! Não o mais importante mas nem por isso pouco esperado. Ela palpitou o sexo! 80% de chance de ser um menininho... Adorei saber. É o que eu sentia desde o começo e todos que palpitaram, a tabela chinesa e todas as outras crendices também indicavam menino, mas só terei a confirmação na 16ª semana.
  Pois bem, esperaríamos pelo resultado do exame mas deu um problema no sistema do Fleury e ficaram de me entregar em casa. Acaba de chegar.
  Confirmado, tudo lindo com o baby, comprimento cabeça nádega 57,3mm, ótimo. Mas e a mãe??? A gente se esquece que também é importante. Aparece aqui presença de INCISURA PROTODIASTÓLICA bilateral....Hã? 
 Indica maior rigidez da artéria de forma a dificultar que o volume de sangue transportado aumente de acordo com a necessidade do bebê. Também indica uma tendência da mãe ter pressão alta na gravidez. A notícia boa é que é muito comum esse diagnóstico no primeiro morfológico, mas se você não tiver histórico de pressão alta é só ficar de olho sendo bem provável que no próximo Ultrasom com doppler que fizer a INCISURA PROTODIASTÓLICA tenha sumido. 
Se possível monitore sua pressão uma vez ao dia, principalmente se tiver dores de cabeça.  EU estou com enxaqueca terríveis há 4 dias! Comprei um aparelho digital para monitorar a pressão e assim ficar mais calma, menos ansiosa quanto o assunto. INCISURA PROTODIASTÓLICA
 Sempre fica a dica que todas as mamães deveriam seguir: Corte o máximo possível o sal e tente diminuir o stress. Isso garantirá uma gravidez mais tranquila
  Não está fácil cortar o stress... Desde que eu engravidei ando uma pilha!
   Vamos que vamos nessa caminhada, torcendo e rezando para que dê tudo certo.

Um comentário:

  1. Olá, hj tb fiz a US de translucência e deu isso tb. Estou tb há 4 dias c dores de cabeça e mt estressada, angustiada. Comprei o aparelhinho e a mais alterada ate agora foi 12x7. Vi q vc postou em 2012. Deu td certo? O q precisou fazer? Obrigada

    ResponderExcluir

Compartilhando experiências...